Médico, você sabe como proceder nos casos em que se torna vítima de injúria/difamação nas redes sociais?

16 de junho de 2023

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São recorrentes os casos de médicos sendo pressionados por pacientes acerca de questões que não fazem parte de sua conduta médica, sendo questões externas relacionadas à falta de medicação, estrutura física do estabelecimento, filas, atendimentos precários.

Tais ocorridos geram uma grande revolta ao paciente e por muitas vezes o profissional se torna vítima da revolta, sendo que alguns pacientes se utilizam da facilidade oferecida pelas redes sociais para publicarem ofensas e ataques ao profissional, com informações inverídicas e narrativa distorcida dos fatos.

Os pacientes possuem o direito de fazerem reclamações junto à instituição, denúncias no CRM e, inclusive, propor uma ação judicial caso sintam-se lesados, porém, a publicação de imagens e textos ofensivos é uma forma de vingança privada, ppdendo responder judicialmente por todos os danos sofridos pelo profissional e também ser processado criminalmente.

E o profissional, como deve agir nessas situações?
1- Guarde e arquive todas as provas que possuir;
2- Copie o endereço exato da página em que se encontram as ofensas;
3- Muito importante que essas medidas previstas nos itens 1 e 2, sejam tomadas antes de se pedir a exclusão do perfil da rede social;
4- Não responda às ofensas, tente preservar ao máximo a relação médico/paciente;
6- Anote no prontuário todos os fatos relacionados ao atendimento que ocasionou o problema, bem como a conduta médica prescrita, as condições do atendimento, as pessoas que o acompanharam na consulta, a anamnese, e tudo que foi relatado pelo paciente;
7- Redija um documento no momento dos fatos, para que todos os detalhes sejam anotados, inclusive o nome de todas as pessoas que se encontravam no local;
8- Entre em contato com seu advogado, que lhe auxiliará para que todas as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas, inclusive para exclusão da publicação da rede social caso esta não o faça através da “denúncia de conteúdo impróprio”.

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