Embora a questão seja bastante debatida no judiciário, o Supremo Tribunal Federal se manifestou recentemente a respeito do tema.
A decisão do STF é especificamente sobre a constitucionalidade de penhora do bem de família do fiador de imóvel comercial. Havia uma discussão a respeito da constitucionalidade de penhoras dessa natureza, uma vez que a lei que cuida do tema contemplava expressamente a penhora apenas para locações residenciais.
Agora, com a decisão do STF, ficou definido que a penhorabilidade do bem de família é possível e constitucional em contratos de locação para fins residenciais e também para fins comerciais.
Com a decisão do Supremo Tribunal Federal, é importante que os fiadores de imóveis comerciais fiquem atentos a uma possível inadimplência dos locatários. Agora, não é mais cabível a tese de inconstitucionalidade da penhora do imóvel do fiador – ainda que o imóvel em questão seja considerado o único bem de família.
E-books gratuitos para download!
O Escritório de Advocacia Rodella tem como compromisso manter você e sua empresa sempre atualizados. Desta forma, disponibilizamos E-books e outros materiais sobre os mais relevantes temas jurídicos discutidos no momento que podem ser baixados gratuitamente.
Acesse e baixe