Como garantir a segurança dos dados pessoais em home office?

3 de dezembro de 2020

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Logo no início do ano de 2020, o mundo todo foi surpreendido com a pandemia do COVID-19, e diante da repentina necessidade do isolamento social, a fim de conter o contágio da doença, grande parte das empresas aderiram às pressas ao home office.

Assim, as pessoas passaram a realizar seu trabalho em suas casas, muitas vezes utilizando equipamento próprio, tais como notebooks e celulares, e, na maioria das vezes rodeadas de seus familiares.

Entretanto, apesar da mudança do local de trabalho, as atividades permaneceram, em sua maioria, as mesmas, ou seja, as pessoas continuaram tendo acesso às informações pessoais e sigilosas dos clientes das empresas, bem como de terceiros.

Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em agosto de 2020, a qual foi criada para proteção de dados pessoais (ex.: nome, CPF, e-mail, dentre outros), passou-se a ter uma maior preocupação com a proteção desses dados.

Por motivos óbvios, tal preocupação tornou-se ainda maior na modalidade de trabalho home office, sendo assim, para que os funcionários possam permanecer trabalhando desta forma, por quanto tempo durar a pandemia, ou até mesmo de modo definitivo, é necessário que as empresas se preparem e se resguardem para que não haja o vazamento de dados pessoais e sigilosos.

Para tanto, é importante que as empresas estabeleçam regras aos seus funcionários, como por exemplo:

– Não deixar o notebook aberto, sem encerrar a sessão de uso do navegador, a fim de garantir a impossibilidade de acesso indevido por terceiros;

– Não efetuar gravação ou cópia de documentação sigilosa ou pessoal a que tiver acesso para fins diversos da função ou cargo;

– Não revelar as senhas de acesso a ninguém;

– Ter cautela quando da exibição de dados em tela ou impressora, a fim de evitar que deles venham a tomar ciência pessoas não autorizadas.

Logo, com a criação de regras bem definidas, as empresas poderão despreocupadamente manter seus funcionários em home office por quanto tempo for necessário, sem que haja qualquer vazamento de dados pessoais e/ou sigilosos, mantendo-se, portanto, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de dados.

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